Destaque

Por que o SIF é o evento acadêmico do ano em Santa Maria

Santa Maria sempre foi referência acadêmica.

Teste1Abaixo nós relacionamos as cinco razões pelas quais o SIF é o evento acadêmico do ano de Santa Maria.

1 – Os palestrantes

Sem dúvidas o maior intelectual que já esteve em Santa Maria foi o austríaco Friedrich Hayek, ganhador do Prêmio Nobel de Economia, três décadas atrás. O SIF remonta a esse evento trazendo palestrantes de alto nível que, em parte, seguiram a tradição filosófica do único Nobel a pisar em nossa cidade.

O Dr. Xia Yeliang possui uma das mais fantásticas experiências acerca do regime chinês. Ph.D. em Economia e pesquisador de diversas universidades e institutos americanos, o Dr. Xia teve sua história recentemente retratada pelo New York Times, em uma fantástica reportagem que você pode conferir aqui. Falando em um dos mais importantes jornais do mundo, Juan Carlos Hidalgo também estará no SIF. Ancorado em Washington, DC (EUA), Juan contribui regularmente para o New York Times, Forbes, Huffignton Post, New York Post, e também para a TV, através da CNN, BBC News, Al-Jazeera, Bloomberg TV, entre outros.

Se o comércio internacional é a área de atuação de Juan, o palestrante Helio Beltrão complementa com maestria o time do Simpósio.  Membro do conselho administrativo do Grupo Ultra, Helio é sem dúvidas um dos maiores executivos do país. Não fosse isso, Helio também possui uma exímia carreira acadêmica, com MBA pela Columbia University, e com a presidência de um dos principais think tanks do país: o Instituto Mises Brasil.

No que concerne à pesquisa e inovação, Rodrigo Saraiva Marinho é sem dúvidas uma das maiores referência na nova perspectiva de Direito e Economia que surge no país. Com seus olhos na visão constitucional e uma ideia global da sociedade mundial, Rodrigo é destaque nacional neste ano por sua perspectiva avançada em temas nos quais muitos pesquisadores possuem receio em adentrar.

No que concerne a enfrentamentos políticos, o Dr. Ricardo Seitenfus sem dúvidas apresentou em 2014 uma das mais ousadas iniciativas. Ricardo foi o representante da OEA para a missão da ONU para o Haiti. Como retratado pelo jornal O Globo, Ricardo denunciou neste ano o suspeito contexto em que o Brasil se envolveu com a situação, atribuindo razões políticas para o “castigo” imposto ao Haiti. E quando se fala em relações políticas, Fabio Ostermann é uma grande referência na atualidade. Destaque na ciência política nacional e com uma legião de fãs que se estende por todo o país, Fabio tem se mostrado um dos mais novos e ousados analistas políticos da história recente do brasileira.

Finalmente, para fechar o evento, o SIF contará com ninguém menos que Leandro Narloch. Como uma forte carreira na imprensa e autor de uma das séries de maior sucesso no Brasil, Guia Politicamente Incorreto, Leandro virá ao Coração do Rio Grande para fazer parte de nosso evento.

2 – A perspectiva

O SIF foi projetado para apresentar algo novo e inédito na cidade: um simpósio com uma perspectiva globalista de mercado. É verdade que ouvimos muito hoje na academia acerca dessa visão, mas poucas são as oportunidades de receber essa informação daqueles que entendem o processo internacional a que estamos envolvidos. Assim, o Simpósio traz autoridades nacionais e internacionais no assunto, oferecendo a oportunidade de entender como o Brasil se encaixa no contexto latino-americano e mundial.

3 – A interdisciplinariedade 

Acima de tudo, o SIF abarca um amplo espectro de temas, os quais – todos – contemplam uma afluência entre diversas disciplinas com o intuito de dar ao participante uma visão mais elaborada e complexa do mundo. É impossível se falar de assuntos como crises globais, desigualdade social, intervenção humanitária, regimes antidemocráticos, campanhas políticas, e até sobre nossa própria Constituição, sem contemplar todos os aspectos que influem nos processos formadores de opinião, o que só pode ser obtido através de uma visão interdisciplinar. É para isso que o SIF se propõe.

4 – A tecnologia

A fim de que haja ampla acessibilidade no evento, o SIF disponibilizará gratuitamente aos inscritos aparelhos individuais de transmissão de áudio por difusão de rádio com tradução simultânea do inglês, com o intuito de que todos possam usufruir da presença do Dr. Xia Yeliang.

5 – A inconveniência

Está na hora de desafiar o convencional. O SIF selecionou sete verdades inconvenientes que mexem com as estruturas do discurso acadêmico atual. Confira na imagem abaixo os temas de cada apresentação:

Verdades Inconvenientes

Não perca essa oportunidade. Inscrições em: www.sif14.com

Anúncios

Categorias:Destaque

1 reply »

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s