Geanluca Lorenzon

Demorou, mas Bono Vox entendeu o Capitalismo

Por Geanluca Lorenzon

Era inevitável. Qualquer indivíduo em contato com a realidade um dia constatará, mais cedo ou mais tarde, que capitalismo é a única solução para acabar com a fome e a miséria no mundo. Não foi diferente com Bono Vox, caro ídolo da esquerda Caviar.

Nesse vídeo que segue abaixo (com legendas disponíveis em Português), o Sr. Vox, que desde a década de 80 organiza ações de filantropia em favor de assistência para o continente Africano, finalmente conseguiu visualizar a discrepância histórica que surge, mais uma vez, entre os países que abraçaram os valores da economia liberal, e aqueles que ainda assim não o fizeram, mas que continuam jogando a culpa de suas mazelas naqueles que obtiveram sucesso com o capitalismo.

É o velho discurso de alguns partidos brasileiros: o Brasil jamais abraçou de fato, e no mesmo nível, as reformas liberais da década de 80 que chefes de Estado como Margaret Thatcher e Ronald Reagan fizeram em seus países. Mas mesmo assim, esses partidos não se cansam de colocar a culpa pelas mazelas brasileiras no que chamam (vulgarmente e erroneamente) de “neoliberalismo”, mesmo que esses mesmos problemas existam bem antes de 1979, ano em que Thatcher assumiu o poder em meio a decadência e inevitável prospecto de miséria do Reino Unido.  Aqueles que reformaram a fundo, obtiveram inigualável sucesso. Aqueles que somente promoveram minúsculas e tímidas reformas, colocam a culpa de seus problemas nos países que ousaram. Nada novo por aqui.

Comércio e capitalismo empreendedor tira mais gente da pobreza do que assistência.”

Bono Vox demorou. Mas, bem-vindo ao Clube!

Participe de nosso evento inaugural “Capitalismo & Liberalismo”.

Anúncios

Categorias:Geanluca Lorenzon

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s